Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
Artigos
Porque tenho o vício de “brigar” com meu parceiro?
11 de maio de 2023
Porque tenho o vício de “brigar” com meu parceiro?
Os vícios emocionais são sentimentos, pensamentos e até mesmo comportamentos que estão instaurados em nossa vida a nível consciente ou inconsciente. São hábitos repetitivos que desencadeiam muitas vezes na infância e adolescência a partir de traumas e trazem grandes prejuízos na vida adulta principalmente nos relacionamentos.
Isso apresenta-se em forma de pensamentos, sentimentos, comportamentos que nos aprisionam e tiram a paz, como, por exemplo: pensamentos negativos, culpa, raiva, críticas excessivas, perfeccionismo exagerado, estresse, viver lá no passado ou no futuro o tempo todo. Esses são alguns exemplos de vícios emocionais que possivelmente devem estar prejudicando sua vida e lhe levando para um estado mental doentio.
Se você pudesse fazer um exercício neste momento, escrever num papel ou até mesmo no bloco de notas do seu celular o que está passando pela sua cabeça em grande parte do dia, os pensamentos mostram seus vícios emocionais, poderá mudar a situação ou a pessoa, mas a postura na qual você se coloca e automaticamente o que você sente tende a se repetir.
Clarificando um pouco mais o assunto, para cada emoção que sentimentos nosso organismo produz uma molécula de emoção correspondente. Quando está se sentindo estressada, deprimida, com vontade de “brigar”, sentindo-se fracassada o organismo produz cortisol. Assim como, quando está feliz, se sentindo amada, realizada o organismo produz oxitocina. Esses hormônios nutrem o estado mental em que você se encontra, influenciando seus pensamentos e comportamentos. E quando a presença do hormônio no organismo é frequente, como, por exemplo estresse, necessidade de conflito, sentimentos negativos, colabora com que crie uma dependência química com essas emoções.
Neste processo, compreendemos e fica mais claro observar a dificuldade das pessoas mudarem os vícios, ainda que não queiram mais agir de determinada forma o organismo sente abstinência e o indivíduo dá um jeito em aquela substância ser liberada. Por isso, pode estar bem e de repente criar conflitos, uma discussão boicotando-se para entrar novamente naquele estado emocional.