Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
Artigos
Traição: o que está por trás dela?
23 de janeiro de 2023
Traição: o que está por trás dela?
É possível enxergar o que realmente uma traição está querendo manifestar se olharmos para ela de forma profunda. Este fato entre o casal normalmente acontece para nos mostrar a dinâmica disfuncional que está se perpetuando na relação. Por trás desse ocorrido, existe sempre uma compensação, ou seja, possivelmente o lugar ao lado do seu homem ou da sua mulher está vazio e ele(a) pode estar suprindo esse espaço através de uma traição.
É comum identificar esse espaço “vazio” por conta do investimento e dedicação em excesso direcionado para outras áreas deixando em falta a relação, como, por exemplo filhos, família de origem(pais), vida profissional, onde o casal acaba se afastando e não consegue mais seguir com a relação de forma saudável. Com isso, a vida a dois acaba por tornar-se distante, monótona e ninguém se dá conta que algo pode entrar neste espaço “disponível”.
Além do que acreditamos e conseguimos ver após sabermos sobre uma traição e mais do que depressa “jogar a culpa” diretamente no que fez o ato de trair. A traição fala sobre o relacionamento e não unicamente a respeito de uma pessoa. Logo, ninguém se relaciona sozinho e ambos tem responsabilidades sobre como está a dinâmica do casal. Tudo que aconteceu de bom e ruim no relacionamento tem cinquenta por cento de responsabilidade de um, mas também cinquenta por cento do outro.
A traição está a serviço de algo, ou seja, se você encontra-se nessa situação pergunte-se: a serviço de que ela aconteceu em minha vida? O que estava “faltando” na relação, ou até mesmo os “excessos”. Esses questionamentos são primários para a identificação da real causa(raiz) em que este episódio veio acontecer.
É de grande importância o processo de autoconhecimento para ressignificação desta dor e consequentemente trazer maior clareza sobre o que aconteceu. Decidir pelo fim do casamento/relacionamento ou até mesmo pelo perdão de uma traição não é uma tarefa fácil, por isso, não escolha passar por este processo sozinha. Quando não conseguimos libertar-se de padrões disfuncionais eles tendem a nos assombrar, então priorize seu processo de desenvolvimento pessoal e invista em você.